sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Temática do Encontro

Descalça-te: anda com valores

Vivemos numa época em que o tempo com a família e com os amigos é substituído pelas novas tecnologias (como o computador, o telemóvel e a televisão). Estas tomam parte crucial na formação dos jovens na medida em que lhes incutem valores que, por vezes, não são os mais adequados.
Por outro lado, a instituição de ensino não é um instrumento contra esta situação visto que se preocupa maioritariamente com a formação técnica dos seus alunos, negligenciando a transmissão de valores tão importantes como o respeito, a solidariedade, a humildade, a fraternidade, entre outros. É este o papel que desejamos para a instituição escolar? Será este o significado de Educação?
A palavra educação parece significar, actualmente, não uma aprendizagem dos valores inerentes a um bem-estar social mas sim o modo mais completo de se ser estável a nível financeiro. Será com esta perspectiva que se deve encarar a escola? Que visão alternativa então?
Urge pensar na importância do indivíduo como um ser dotado de capacidades técnicas mas, acima de tudo, e, à luz do Evangelho, um ser “cheio de Graça”. Cristo, no Evangelho, dá-nos a entender que, a par das capacidades técnicas, os valores de cada um não são naturais, mas sim fruto de uma aprendizagem em sociedade. Deus ofereceu isto na figura do seu Filho. Como podemos nós, hoje em dia, obter este ensino? É neste ponto que se insere a educação Não-Formal, pelo facto de a sua preocupação se centrar no indivíduo e no seu crescimento intelectual e sociocultural. Se assim for, por que razão a sociedade e a juventude em particular cada vez mais desvaloriza a Escola como formação para os valores? E porque será a Educação Não-Formal descurada, e tida como pouco frutífera?
Como Movimento Cristão que tem por objectivo uma sociedade mais justa e fraterna, não seremos nós uma fonte de transmissão dessa necessidade de unificar a aprendizagem técnica com os valores que Cristo nos deixou?

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao ler este texto nao consegui deixar de abanhar a cabeça em sinal de apreço pela forma clara e objectiva como caracterizam, e tao bem, o ensino neste momento!

Ainda nao sei se vou estar presente no encontro mas, sem duvida, que a temática é aliciante e muito real =)

boa sorte e surpreendam-nos mais uma vez *