terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto de Conclusões ENSEBS

O Encontro Nacional do Sector dos Ensinos Básico e Secundário (ENSEBS) de 2009, organizado pelo Movimento Católico de Estudantes (MCE), decorreu nos dias 20 a 23 de Fevereiro e teve como temática: “Descalça-te: anda com valores”. Esta consistiu em formar os participantes sobre os valores que têm ou devem ter, e os espaços propícios a isso.

Primeiramente, os participantes foram levados a reflectir sobre a definição de valor, ao qual responderam que os valores podem ser ambivalentes, que divergem consoante as situações em que são usados e que são essenciais para a vida em sociedade. Estes são o espelho daquilo em que acreditamos e daquilo que somos, como orientadores para a nossa vida. Variam conforme a idade, a experiência de vida e os diferentes espaços em que se inserem.

Após esta primeira parte, a reflexão foi direccionada para um valor, a Educação. Esta foi definida como um valor que transmite valores, os quais adquirimos em diversos espaços. São eles a Família, a Escola, o MCE, o Desporto, a Religião, a Interculturalidade e a Rua. A maioria dos valores podem ser adquiridos em todos os espaços, contudo, cada espaço tem as suas particularidades.

Neste âmbito foi proposto aos participantes que aprofundassem a reflexão sobre os espaços da Família, da Fé e do MCE.

Considerando a Família como alicerce de cada um de nós, concluiu-se que este espaço é um lugar de partilha, que transmite segurança e conforto. Para além disso, a maioria das pessoas partilhou que este espaço, como grupo, pode ser alargado, para nele se inserirem, também, pessoas com quem temos uma relação de afecto, confiança e cumplicidade, por exemplo, os nossos amigos. Este tipo de Educação, embora sendo importante, traduz-se numa confiança, por vezes, cega, que pode ser prejudicial. Ou seja, a Família incute-nos valores e crenças que, para nós, são inquestionáveis, mas na realidade estes podem ser ambíguos e levar-nos a comportamentos imorais, como é o caso do Racismo.

A segunda reflexão, tratando-se da Fé, foi encarada como algo pessoal, pois todos a temos, mas também todos a vivemos de maneira diferente.

Por último, o MCE. Um espaço complexo e enriquecedor, que se destaca por combinar vários projectos e desafios, provenientes de uma reflexão conjunta, que desperta, no meio social, a introspecção do próprio e a sua modelação.

Concluindo, todos os espaços educativos são necessários para o nosso crescimento e para a predefinição pessoal de valores. É necessário haver, também, interacção entre todos eles para que possamos ser cidadãos mais capazes de confrontar a realidade. Daí, iremos continuar a trabalhar esta temática, nas diferentes dioceses, para pôr em prática as conclusões que daqui levamos.


Praia do Pedrógão, 23 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: